terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O QUE É QUIROPRAXIA?



A Organização Mundial de Saúde (OMS), define a Quiropraxia como uma profissão da saúde que trabalha no diagnóstico, tratamento e prevenção de desordens dos sistemas nervoso, muscular e articular e dos efeitos destas desordens na saúde em geral. Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular, com um enfoque particular nas subluxações.
Os conceitos e os princípios que distinguem e diferenciam a filosofia da Quiropraxia de outras profissões de saúde são de grande importância para os quiropraxistas e influenciam profundamente a atitude e a abordagem destes em relação à atenção à saúde.
A relação entre a estrutura, principalmente a coluna vertebral e o sistema músculo-esquelético, bem como sua função, que é coordenada pelo sistema nervoso, constitui a essência da Quiropraxia e o seu enfoque para a restauração e preservação da saúde.
Conseqüências neurofisiológicas significativas podem ocorrer como resultado de distúrbios funcionais mecânicos da coluna vertebral, descritos pelos quiropraxistas através do termo subluxação ou complexo de subluxação vertebral.
O exercício da Quiropraxia enfatiza o tratamento conservador do sistema neuro-músculo-esquelético, sem o uso de medicamentos e procedimentos cirúrgicos. 



Fonte: Organização Mundial da Saúde (OMS) e Associação Brasileira de Quiropraxia



Nenhum comentário:

Postar um comentário