sexta-feira, 18 de maio de 2012

Por que as articulações estalam?


Essa é uma dúvida que muitas pessoas têm quando consultam um quiropraxista. Há aquelas pessoas que estalam os dedos apenas porque gostam da sensação ou do barulho e aquelas que sentem (e ouvem) estalos durante a movimentação normal da articulação.
Primeiramente é importante entender como funciona uma articulação. Elas são divididas em três grandes grupos, cada uma classificada de acordo com sua capacidade de movimento.
Articulações Fibrosas (sinartroses) -> imóveis
Articulações Cartilagíneas (anfiartroses) -> movimento limitado
Articulações Sinoviais (diartroses) -> movimento amplo
A maioria das articulações do copo são sinoviais, e geralmente são as responsáveis pelos estalos. Popularmente são chamadas de “juntas”, o que faz referencia a sua função, que é conectar um osso ao outro, além de possibilitar movimentos.
Além dos ossos, essas articulações possuem outros componentes, são eles:
Ligamentos – formados por fibras colágenas, eles seguram a articulação no lugar, são maleáveis e flexíveis para permitir o movimento, mas são bastante resistentes.
Cápsula articular – composta por duas membranas, uma externa que proporciona proteção, e uma interna que produz o liquido sinovial.
Líquido sinovial – sua principal função é lubrificar a articulação.
Meniscos e discos - estruturas fibrocartilagíneas interpostas entre as superfícies articulares, eles possuem a função de amortecer as pressões sobre a articulação e possibilitar maior encaixe entre uma superfície articular e outra.
Bainha sinovial dos tendões – facilitam o deslizamento dos tendões que passam através de túneis fibrosos e ósseos.
A cavitação (estalo) ocorre devido a uma diminuição da pressão na cápsula articular, que faz com que o gás presente no líquido sinovial se torne menos solúvel e forme bolhas, que ao estourarem geram o barulho.
Ainda pode ocorrer o deslizamento de um tendão muscular sobre uma protuberância óssea, gerando um som parecido com o da cavitação.
Quando geradas naturalmente, durante um movimento da articulação não há nenhum problema, porém quando os “estalos” são efetuados juntamente com movimentos de tração e principalmente de torção das articulações pode se tornar perigoso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário